terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Histórico da EEB Araújo Figueiredo

A Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo, foi criada através do decreto nº.3430 de 28 de janeiro de 1946 para funcionar como grupo escolar.
No ano de 1949 foi construído o prédio “Grupo Escolar Araújo Figueiredo”.
O curso normal regional “Trajano Margarida”, teve seu decreto de autorização e criação em 14 de março de 1952 e em 06 de março de 1963 passou para Ginásio Normal “Trajano Margarida”.
Em 17 de fevereiro de 1971 passou a chamar-se Escola Básica Araújo Figueiredo.
Em 1º de março de 1983 iniciou-se nesta escola o trabalho com pré-escolar, hoje denominado Educação Infantil.
No ano de 1990 através do parecer 305 de 18 de dezembro de 1990, foi autorizada a criação e funcionamento do curso de Educação Geral – 2º Grau e a escola passou à Colégio Estadual “Araújo Figueiredo”.
No ano de 2000 passou a chamar-se Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo.
Hoje, a Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo possui 1006 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com três turnos de funcionamento: matutino, vespertino e noturno.
Os profissionais que trabalham na Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo são: Direção, Orientação Educacional, Assistentes Técnicos Pedagógicos, Assistente de Educação, Professores e Funcionários. Contando com os laboratórios de informática, odontologia, ciências e artes, sala de vídeo, refeitório, biblioteca e ginásio de esportes.
A filosofia da Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo, é oferecer uma educação que atenda as prioridades da comunidade escolar, preparando-a para uma sociedade mais democrática, participativa e solidária, dando ênfase aos valores morais, desenvolvendo o espírito analítico e crítico das situações, a criatividade, o cumprimento da Proposta Curricular de Santa Catarina e está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

2 comentários:

  1. Minha Primeira Escola. Onde passei parte de minha Meninice. Essa Escola, que era Grupo Escolar Araújo Figueiredo, leva o nome de meu avô, um poeta de Santa Catarina, Juvêncio Araujo Figueiredo. Meu pai o seu Zé barriga verde, tinha esse apelido, justo por ser de serra abaixo, como diziam na época. Minha primeira professora foi a dona Carmem, era casada com o Dáda, filho de seu Púica e dona Ovencina. Eu estudava com o Walter, que era cunhado dela. Estudava também com Paulo César, filho do alfaiate, a Marli, filha do seu Zézinho sapateiro,a Janete, filha do seu Osni da Churrascaria, (Eles compraram a nossa casa quando o pai foi embora para BOM RETIRO),
    o Gláucio,filho do seu Zito. A Tânea Ghizoni,neta do seu Celeste a Stelita Grande, e outros tantos que agora não me lembro.Também pudera. Com 61 anos até que lembro muito né.kikiki

    ResponderExcluir
  2. Me esqueci de dizer que sou Juanna Figueiredo.
    Ou melhor: Joanna Edy Figueiredo dos Santos. Nascida em Urubici e residente em Joaçaba SC.
    Afilhada de batismo da Zelinda Feltrin e do Mancilho Cardoso.

    ResponderExcluir